quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ESCOLA MUNICIPAL LUCAS MARCIANO DA SILVA (SUZANA)


Escola Municipal Lucas Marciano da Silva

A escola Municipal “Lucas Marciano da Silva” iniciou suas atividades escolares na comunidade de Samambaia.Hoje está localizada na Rua A, s/n,na localidade de Suzana,Distrito de Piedade do Paraopeba,a 33 km da sede Municipal.Constam em registro que a fundação da mesma foi no dia 02 de março de 1942 o onde houve a participação de diversas famílias e do então Exmº.Sr.Prefeito Mário de Albergaria Santos.Denominada Escola Rural Mista de Suzana,contava com pequena quantidade de matrículas.Os primeiros professores eram de famílias tradicionais do povoado ou vinham das cidades de Itabirito e Moeda.As professoras da cidade de Itabirito ficavam hospedadas nas casas de fazendeiros influentes da região.
Após ter recebido vários nomes como Escola Típica Federal de Suzana, combinada de Suzana, Estadual de Suzana, no ano de 1998 passou pelo processo de municipação e veio a se chamar Escola Municipal de Suzana.
Em 1999 em homenagem ao doador do terreno veio a se chamar Escola Municipal “Lucas Marciano da Silva”,oferecendo da Educação Infantil ao Ensino fundamental(1ª á 8ªsérie).O prédio foi ampliado na administração do Prefeito Nery Braga em 2003 a escola teve a primeira turma concluinte da 8ª série.
A escola realizada um trabalho em parceira com a comunidade na promoção do Festival do Milho e festas típicas folclóricas. Tem um quadro de profissionais comprometidos e tem se destacado no cenário municipal. Desenvolve o Programa Federal “Escola Aberta”.Este programa consiste num trabalho construtivo com alunos e adolescente moradores da região de Suzana com atividades esportivas,culturais,artesanais e outro nos finais de semana preparando jovens para o mercado de trabalho e afastamento deles das ruas e vícios.
Lucas Marciano da Silva nasceu em Suzana no dia 30/05/1891; filho de  Antônio marciano da Silva e Celestina Geralda de Jesus,ambos do povoado de Samambaia.Lucas Marciano da Silva era o 2ºfilho do casal,nasceu e cresceu no lugar denominado sítio Córrego do Barbeiro,propriedade esta herdada por ele e que mais tarde em 17/04/1950 foi doado uma área deste de 10.000 m2(dez mil metros quadrados) para a construção da Escola de Suzana como consta em registro de nº3/M ás fls.04 no Cartório de Registro de imóveis de Bonfim.
Lucas Marciano estudou em Suzana com o professor José Amaro da Costa e contam que para estudar pescava e vendia os peixes para comprar seu material escolar. Muito inteligente aprendeu com facilidade o latim e teve chance de mudar a vida, mas nunca quis abondanar o pai do qual herdou toda capacidade de negociante e mercador.Tornou-se tropeiro aos 18 anos,ofício que também aprendeu com seu pai e transportava tudo o que era colhido nas propriedades de seu pai para a cidades de Nova Lima,Itabirito e Belo Horizonte.Casou-se em Piedade do Paraopeba com Dona Augusta Gonçalves Maia,teve 10 filhos e os criou  em uma fazenda de nome Grota de São João,em Samambaia,que adquiriu com a venda  de parte de sua tropa de burros;aí ele tornou-se um fazendeiro produtor de feijão,milho,mandioca,cana-de açúcar mascavo e foi criador de gado crioulo.

Estudaram seus filhos numa Escola em Samambaia que na época recebia alunos dos povoados vizinhos sentidos que esta escola ficava muito distante dos povoados que atendia,Lucas Marciano doou então parte do terreno de sua propriedades no Sítio Córrego do Barbeiro para a construção de uma escola maior e mais central a altura de receber as normalistas que vinham da região de Matosinhos para trabalhar e estender o ensino até á 4ªsérie do Ensino Fundamental.Morre em 1974 no povoado de Suzana.































MONITORA DE INFORMÁTICA (SAIONARA)

2 comentários:

  1. E e uma escola bonita. Organizada gostei

    ResponderExcluir
  2. Amo de coração está escola ótimo ensino e profissionais é uma enorme tristeza que em 2019 a deixo por estar me formando obrigada por me ajudarem ate aqui imensamente grata por todos

    ResponderExcluir