quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

JORNAL NA ESCOLA SOBRE BULLYING E VIOLENCIA NAS ESCOLAS

JORNAL NA ESCOLA SOBRE BULLYING E VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS - INFORMÁTICA EDUCATIVA 

- Escola Municipal Nilza de Lima Sales - 
Monitor - Dalton Braga


Bullying é uma situação caracterizada por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo “ameaçar, intimidar”.
 Grande parte das pessoas confunde ou tende a interpretar o bullying simplesmente como a prática de atribuir apelidos pejorativos às pessoas, associando a prática exclusivamente com o contexto escolar. No entanto, tal conceito é mais amplo. O bullying é algo agressivo e negativo, executado repetidamente e ocorre quando há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Desta forma, este comportamento pode ocorrer em vários ambientes, além da escola: em universidades, no trabalho ou até mesmo entre vizinhos.

Basicamente, a prática do bullying se concentra na combinação entre a intimidação e a humilhação das pessoas, geralmente mais acomodadas, passivas ou que não possuem condições de exercer o poder sobre alguém ou sobre um grupo. Em outras palavras, é uma forma de abuso psicológico, físico e social.
No ambiente de trabalho, a intimidação regular e persistente que atinge a integridade e a confiança da vítima é caracterizada como bullying. Entre vizinhos, tal prática é identificada quando alguns moradores possuem atitudes propositais e sistemáticas com o fim de atrapalhar e incomodar os outros.
Falando especificamente do ambiente escolar, grande parte das agressões é psicológica, ocasionada principalmente pelo uso negativo de apelidos e expressões pejorativas criados para humilhar os colegas. O papel da escola é informar aos professores e alunos o que é e deixar claro que o estabelecimento
não admitirá a prática – “prevenir é o melhor remédio”. A atuação dos professores também é fundamental. Há uma série de atividades que podem ser feitas em sala de aula para falar desse problema com os alunos. Pode ser tema de redação, de pesquisa, teatro etc. É só usar a criatividade para tratar do assunto.
Claro que não se pode banir as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. O que a escola precisa é distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. Ao perceber o bullying, o professor deve corrigir o aluno. Em casos de violência física, a escola deve tomar as medidas devidas, sempre envolvendo os pais. Bullying só se resolve com o envolvimento de toda a escola - direção, docentes e aluno - e a família.

Trabalhos dos alunos sobre o Bullying e suas formas:
Jornal editado por alunos do 5º ANO:
  
·        Maria Clara
·        Letícia
·        Laisla
·        João Paulo
·        Pablo
·        Maria Luiza
·        Luiza Eduarda
·        Warley
·        Daniely
·        Emanuele Laila
·        Lucas
·        Gabriel








- Escola Municipal Carmela Caruso Aluotto - 
Monitor - Danilo Muniz Braga

O que é “Bullying”?

 Compreende toda a forma de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, provocada por um ou mais estudantes contra o outro ex: colocar apelidos, ofender, humilhar e etc...
Pesquisas revelam: Segundo um debate e um questionário respondido pela turma vimos que grande parte dos alunos, já se envolveram de alguma forma em atos bullyng, alguns como autores e outros como vitimas, esse preconceito ocorre geralmente nas salas de aula, pátio da escola e em grupos de amigos. Apesar da grande maioria dos alunos terem conhecimento que isso pode levar a sérios problemas eles relatam que praticam muita das vezes através de brincadeiras.


Nós alunos do 5º ano da Escola Municipal Carmela Caruso Aluotto realizamos dinâmicas para entendermos melhor como podemos eliminar  esse Ato de “preconceito” da nossa sala de aula.

                          
A dinâmica foi realizada da seguinte maneira as alunas, CAMILY DE SOUZA e STEFANY CAROLINE pegaram uma nota de 2,00 perguntaram a turma qual o valor, logo depois amassaram, pisaram na nota e perguntaram novamente o valor logicamente que continuava o mesmo, depois os alunos escreverão suas qualidades em uma folha de papel e fizeram o mesmo processo que foi feito com a nota e observaram que mesmo depois da folha amassada suas qualidades continuaram escritas. Tirando a conclusão de que não importa o que as pessoas dizem ou falem de você o que importa são os valores bons que carregamos dentro de nós, todos temos defeitos e qualidades devemos procurar sempre respeitar uns aos outros. 


1º  Dinâmica aborda o tema de VALORES

2º DINÂMICA
Dinâmica do Barbante
Intenção: mostrar aos alunos que elogiar uns aos outros pode ser muito melhor e divertido do que criticas.
Forma de executar:
Forme uma roda com sua turma, todos em pé. O coordenador não participa da roda.
Uma pessoa inicia a brincadeira segurando uma ponta do barbante/cordão e jogando o rolo do cordão para alguém e fala “uma qualidade/característica marcante da pessoa.
A pessoa que recebe faz a mesma coisa: segura a parte recebida do cordão e joga o rolo do cordão para alguém, fala uma qualidade da pessoa, essa pessoa também passa o cordão para outra, e assim vai, sucessivamente até todos participarem.
Quando todos tiverem participado, terá formado uma grande teia com o cordão.
Quando todos tiverem recebido o cordão, a pessoa que está coordenando a brincadeira vai explicar sobre a ligação que todos temos uns com os outros e essa ligação forma uma teia de relacionamentos. Explique também a importância de ressaltar a qualidade nos nossos amigos que muitas vezes não temos oportunidade de expressar no nosso dia-a-dia.
 Depois dessa explicação, o coordenador (a) pede para que se faça a segunda parte da dinâmica:
A última pessoa que recebeu o cordão tem que devolvê-lo e dizer qualidades da pessoa que avia mandado o barbante para ele, todos tem que repetir o procedimento, até que chegue a quem iniciou à brincadeira.                                                                                                    
             No fim das atividades os alunos construirão cartazes para deixar uma mensagem para os colegas da escola, com a intenção de informar para todos que podemos ter um ambiente escolar melhor sem preconceito, sem Bullying e isso só depende de nós. 
5º Ano A
BEATRIZ ALVEZ
BIANCA DA SILVA
CARLOS SILVA
CHARLES HENRIQUE
DIEGO RODRIGUES
EDWARD PERES
JÚLIA NACIMENTO
KELE STEFANE
LAUNDER GOMES
LEIDIA BATISTA
LEONARDO AMORIM
NAYARA DE JESUS
NAYENE RIBEIRO
SHIRLEY GONÇALVES
STEFANY CAROLINE
STEFANY VITORIA
VICTORIA ABIDALA
WILLIAN DE OLIVEIRA
5º Ano B
CAMILY DE SOUZA
DOLGLAS KENEDY
EDIAN ROBERT
GABRIELA RODRIGUES
GUSTAVO SABINO
HAYANDRA COSTA
ISABELA CRISTINA
JOVACI JUNIOR
KAYLANE RITHIELE
KELE DOMINGUES
KENIA AMORIM
LAILA CRISTINA
LUCA DA CRUZ
LUCAS MATEUS
LUCAS SILVA
RODRIGO GERALDO
TALES PEREIRA
UITHILEY BATISTA



- Escola Municipal de Marinhos
Monitor - Vitor Damião
  
  ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO HERMENEGILDO PAIVA
            

Jornal
Informática Educativa

INFORMATIVO
NOVEMBRO 2013
Editores:
Paula Roberta Gonçalves Souza ( Aluno )
Fernanda Alice Silva Souza ( Aluno )
Vitoria Maia Costa ( Aluno )
Marcone Antônio Souza Silva ( Aluno )
Lara Elen Santos Alves ( Aluno )
Gislene Yara Fernandes da Silva ( Aluno )
Vitor Damião Oliveira Silva ( Monitor )


Colaboradores:
Equipe Pedagógica da Escola Municipal Antonio Hermenegildo Paiva



O que é o Bullying?  
Bullying é um termo da língua inglesa (bully= “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação. O  Bullying  é um problema mundial,podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interagem, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

Pude aprender  neste trabalho que o Bullying
é umas das violência que acontece muito no nosso dia a dia.
Essa violência está  presente nas escolas, nas ruas, nas rodas de conversa.
Devemos combater o Bullying com trabalho nas escola,
com palestras, e com dinâmicas educativas....

Paula Roberta Gonçalves Souza
Entrevistando a professora Virlaine Patrícia
Entrevistando a professora os alunos perceberam que ela também está por dentro do assunto

       Aluna Fernanda Alice S. Souza entrevistando a professora Virlaine Patrícia


A diferença de cada um!
Este trabalho foi desenvolvido pelos alunos para entenderem que existem vários tipos de pessoa no mundo, e que não e necessário preconceito nem desigualdade no meio onde vivemos. 
                                                                                                                                    Este trabalho pode nos mostrar que realmente somos diferentes  e que podemos conviver com as pessoas sem cometer o Bullying.

Marcone Antonio Souza Silva

Violência na Escola
A violência é um problema social que esta presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todas os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é um lugar de formação ética e moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários.


      Eu Vitória acho que violências nas escolas
           
são muitos motivos  de brigas,apelidos,racismo,
discriminações e principalmente BULLYNG.”
Vitoria Maia Costa
Alunos do 5° ano realizando os trabalhos!
As fotos abaixo mostram os alunos em sala de aula discutindo e confeccionando o trabalho sobre  Bullying e Violência nas escolas.







Conclusão
Com este projeto  mostramos a importância tem da escola trabalhar juntamente com os alunos a questão do Bullying e a Violência nas Escolas, um dos grandes problemas hoje. Tivemos um resultado positivo com este trabalho”. Conseguimos cumprir nossa meta!
  


                                                            Data: 28/11/2013


 Escola Municipal do Aranha
Monitor - Vitor Damião e Elinete Conceição


EDITORES:

Amanda Silva Fonseca
Alessandra de Souza Rocha
Bruna de Oliveira Costa
Bruno Lima Vieira Martins
Carlos Eduardo Pereira
Denis Gomes Barbosa
Dyllan Hendrix Fernandes e Silva
Erick Gabriel de Lima Pinto
Fabio de Almeida Alves
Gabriel Machado Parreiras
Gabrielly Angélica Maia
Haylaiane Vaz da Silva Mairinck
Kelly Eduarda de Almeida Souza
Lucas Gomes Montalvão
Mariza Maria Amorim Moreira
Paulo Henrique da Silva Oliveira
Pedro Henrique Mendonça da Silva
Priscila Antônio Gonçalves Vieira
Talita Rodrigues Martins
Vicente Vinicius Gomes de Castro
Vitoria Cristina Souza da Silva
Vitoria Luana dos Anjos
Viviane Pereira dos Santos
Vyctor André Silva Soares


COLABORADORES:

Equipe pedagógica da Escola Municipal Leon Renault


O QUE E O BULLYING?


 Bullying é uma situação caracterizada por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo “ameaçar, intimidar”.
 Grande parte das pessoas confunde ou tende a interpretar o bullying simplesmente como a prática de atribuir apelidos pejorativos às pessoas, associando a prática exclusivamente com o contexto escolar. No entanto, tal conceito é mais amplo. O bullying é algo agressivo e negativo, executado repetidamente e ocorre quando há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Desta forma, este comportamento pode ocorrer em vários ambientes, além da escola: em universidades, no trabalho ou até mesmo entre vizinhos.
Basicamente, a prática do bullying se concentra na combinação entre a intimidação e a humilhação das pessoas, geralmente mais acomodadas, passivas ou que não possuem condições de exercer o poder sobre alguém ou sobre um grupo. Em outras palavras, é uma forma de abuso psicológico, físico e social.
No ambiente de trabalho, a intimidação regular e persistente que atinge a integridade e a confiança da vítima é caracterizada como bullying. Entre vizinhos, tal prática é identificada quando alguns moradores possuem atitudes propositais e sistemáticas com o fim de atrapalhar e incomodar os outros.
Falando especificamente do ambiente escolar, grande parte das agressões é psicológica, ocasionada principalmente pelo uso negativo de apelidos e expressões pejorativas criadas para humilhar os colegas. O papel da escola é informar aos professores e alunos o que é e deixar claro que o estabelecimento não admitirá a prática – “prevenir é o melhor remédio”. A atuação dos professores também é fundamental. Há uma série de atividades que podem ser feitas em sala de aula para falar desse problema com os alunos. Pode ser tema de redação, de pesquisa, teatro etc. É só usar a criatividade para tratar do assunto.
Claro que não se pode banir as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. O que a escola precisa é distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. Ao perceber o bullying, o professor deve corrigir o aluno. Em casos de violência física, a escola deve tomar as medidas devidas, sempre envolvendo os pais. Bullying só se resolve com o envolvimento de toda a escola - direção, docentes e aluno - e a família.


Menina vitima de Bullying


Menino agredindo o outro



Menina sofrendo, vitima de Bullying


QUAL A FUNÇÃO DA ESCOLA?


A escola deve adequar o ambiente escolar para reduzir o bullying e valorizar a diversidade. Medidas para esclarecer o que é o bullying também devem ser realizadas. E é fundamental que a escola aja como um facilitador entre pais e alunos para encaminhar, orienta e resolver a questão. Um dos fatores que agrava ainda mais o problema é a omissão de professores e dos profissionais do ambiente estudantil.

A professora do Rio de Janeiro, Cristiane Mesquita, conta o que faz para diminuir as agressões em sala de aula: "É essencial que o professor tenha consciência de que o bullying maltrata e baixa a autoestima da criança. Sempre que presencio em minha turma, eu converso seriamente com todos e leio uma lei que criminaliza quem pratica o bullying".
A lei N.º 5.089, do estado do Rio de Janeiro, obriga os professores e funcionários de escolas públicas e particulares do Rio de Janeiro a denunciarem casos de violência contra crianças e adolescentes, inclusive o bullying, a delegacias e conselhos tutelares. As instituições que não cumprirem a norma podem pagar multas de 3 a 20 salários mínimos. Para o pediatra Aramis, algumas das principais medidas a serem tomadas nas escolas incluem:

1- Admitir que o bullying existe em todas as escolas.
2- Praticar ações que podem reduzir a incidência das agressões com mobilização de toda a comunidade escolar: professores,coordenadores, pais e alunos.
3- Promover o trabalho de compromisso para a redução do bullying saindo da premissa: "Essa escola não vai mais tolerar o bullying".
4- Cada turma ou série construindo sua forma de conviver contra o bullying, admitindo o que é aceitável e o que não é.
5- Trabalhar amizade, solidariedade, não-violência e amor com atividades em grupo.


 VIOLÊNCIA NA ESCOLA



Na última década a violência nas escolas tem preocupado o e toda sociedade, principalmente, pela forma como esta tem se configurado. O conflito e violência sempre existiram e sempre existirão, principalmente, na escola, que é um ambiente social em que os jovens estão experimentando, isto é, estão aprendendo a conviver com as diferenças, a viver em sociedade.
O grande problema é que a violência tem se tornado em proporções inaceitáveis. Os menos jovens, como eu, estão assustados. Os professores estão angustiados, com medo, nunca se sabe o que pode acontecer no cotidiano escolar; os pais, preocupados. Não é raro os jornais noticiarem situações de violência nas escolas, as mais perversas.
Não quero dizer com isso que antes não existia violência. Existia sim  e muita. “Desde que o mundo é mundo, há violência entre os jovens”. Todos os diferentes, para o bem ou para o mal, são vítimas em potencial na escola, há muito tempo. Brigas, agressões físicas, enfim, sempre existiram.
O que não existia antes e, que hoje tornou comum é que os jovens depredam a escola, quebram os ventiladores, portas,vidros , enfim, tudo que é possível destruir, eles destroem. Antes, não se riscava, não murchava ou cortava o pneu do carro do professor. Agredir fisicamente ou fazer ameaças ao mestre, nem pensar. Não se levava revolver e faca e não se consumia  drogas e álcool no interior das escolas. No meu tempo, por exemplo, nunca se ouviu falar que um colega tinha assassinado um amiguinho na sala de aula ou que alguém tinha jogado álcool no colega e ateado fogo. Enfim, são muitos os relatos de violência extrema no interior das escolas.


ALUNOS CONFECCIONANDO OS CARTAZES

 Os cartazes foram confeccionados dentro da sala de aula e com o apoio da professora
Gislane Teófilo





CARTAZES DOS ALUNOS
  
         Os cartazes confeccionados pelos alunos foram para expor para os alunos da escola no mural   para que todos possam ver que os alunos estão ajudando a combater o bullying..
   




CONCLUSÃO

    Com este projeto mostramos a importância tem da escola trabalhar juntamente com os alunos a questão do Bullying e a Violência nas Escolas, um dos grandes problemas hoje. Tivemos um resultado positivo com este trabalho.  Conseguimos cumprir nossa meta!


Escola Municipal do Tejuco
Monitora - Cláudia Aline
  
O que é bullying?       Bullying é uma situação caracterizada por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo “ameaçar, intimidar”.
 Grande parte das pessoas confunde ou tende a interpretar o bullying simplesmente como a prática de atribuir apelidos pejorativos às pessoas, associando a prática exclusivamente com o contexto escolar. No entanto, tal conceito é mais amplo. O bullying é algo agressivo e negativo, executado repetidamente e ocorre quando há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Desta forma, este comportamento pode ocorrer em vários ambientes, além da escola: em universidades, no trabalho ou até mesmo entre vizinhos. Basicamente, a prática do bullying se concentra na combinação entre a intimidação e a humilhação das pessoas, geralmente mais acomodadas, passivas ou que não possuem condições de exercer o poder sobre alguém ou sobre um grupo. Em outras palavras, é uma forma de abuso psicológico, físico e social.
Falando especificamente do ambiente escolar, grande parte das agressões é psicológica, ocasionada principalmente pelo uso negativo de apelidos e expressões pejorativas criados para humilhar os colegas. O papel da escola é informar aos professores e alunos o que é e deixar claro que o estabelecimento não admitirá a prática – “prevenir é o melhor remédio”. A atuação dos professores também é fundamental. Há uma série de atividades que podem ser feitas em sala de aula para falar desse problema com os alunos. Pode ser tema de redação, de pesquisa, teatro etc. É só usar a criatividade para tratar do assunto.
Claro que não se pode banir as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. O que a escola precisa é distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. Ao perceber o bullying, o professor deve corrigir o aluno. Em casos de violência física, a escola deve tomar as medidas devidas, sempre envolvendo os pais. Bullying só se resolve com o envolvimento de toda a escola - direção, docentes e aluno - e a família.


 Foram trabalhado dinâmicas  com os alunos do 5° ano 1 e 2   
1° Dinâmica: Pra quem você tira o chapéu

Está dinâmica e assim um espelho q se encontra dentro do chapéu. Depois de algumas entrevistas feitas pelos próprios alunos, ao seu colegas vimos que,na maioria das vezes de tanto os colegas colocar apelidos a pessoa passa a não gostar de si mesmo, por isso achei interessante em fazer está dinâmica com eles. Para que eles entendam que mesmo que os outros falem as pessoas tem que se amar em primeiro lugar a si mesmo depois as outras pessoas, somos todos uns diferentes dos outros.

2° Dinâmica: O feitiço virou contra o feiticeiro

O propósito desta dinâmica e mostrar para eles que, não devemos falar ou desejar mau aos outros porque sempre volta para nos mesmos.Se você agredir alguém essa pessoa possa a fazer com você, se você colocar um apelido que a pessoa não goste o mesmo pode acontecer com você. Nas escolas o bullying esta acontecendo todos os dias toda hora em qualquer lugar.

  TRABALHO DESENVOLVIDOS DENTRO DO LABORATORIO DE INFORMÁTICA COM OS ALUNOS DO 5° ANO 1 E 2 FORAM TRABALHADO COM OS ALUNOS DINÂMICAS CARTAZES DE BULLYING.






    
Conclusão do trabalho

Concluimos que as escolas tem que trabalhar sempre o BULLYING pois cada dia mais ta complicado nas escolas. As vezes nem sabem o motivo dos colegas estar triste pois as vezes foi alguma coisa que foi  falada ou com gesto que a pessoa não gostou.Lembre-se somos diferentes um dos outros mas não prescisamos criticar ninguém.


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