quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ESCOLA MUNICIPAL DONA MANOELA MOREIRA (JOSÉ HENRIQUES)

Histórico Escola Municipal Dona Manoela Moreira

            A Escola Municipal “Dona Manoela Moreira” foi criada em 1990, com o objetivo de atender crianças carentes, cujas mães necessitam trabalhar fora e não tinham com quem deixar os filhos.
            Iniciou suas atividades no Bairro Progresso e em virtude da grande demanda foi construído um prédio apropriado na localidade de José Henriques, há 3km da sede, com o nome de CEMAC III – Centro de Atendimento e Atenção à Criança.
            Esta instituição estava diretamente ligada à secretaria de Ação Social e a Secretaria Municipal de Educação de Brumadinho.
            A coordenação desta unidade esta sob responsabilidade da Prof. Zilda Fernandes do Prado Cavalcante e contava com 25 crianças, legalmente matriculadas do 1° ao 3° período e mantinha  também o maternal.
             A escola funcionou com até 200 alunos ministrando somente a modalidade de educação infantil.
            Em 2001, com a nucleação das escolas municipais “Valentina Pinto Lara” e  “Manoel da Silva Moreira”, a escola entrou com o processo de extensão de turmas do ensino fundamental e iniciou a modalidade e 1ª a 4ª série.
            Conforme o desejo da comunidade local, a escola mudou de nome tendo como homenageada uma Senhora Professora que alfabetizava crianças na sua residência  e ajudava todos os estudantes que vinham para a sede cursar a 5ª série: “Dona Manoela Moreira”.
            O ato que autorizou essa mudança de nome foi a portaria 024/2003.
            Os alunos hoje contam com aulas de educação física, em caráter de recepção, inglês, professores regentes de turmas, 1 coordenadora e  supervisora pedagógica.
            Desenvolve atividades sociais e religiosas com a afetiva participação de toda comunidade escolar.

Biografia Manoela Moreira

            Maria da Conceição e Silva (conhecida como Dona Manoela) era filha de Antônio Augusto   da Silva e Dona Maria Maia.
            Nasceu em 07 de abril de 1916 e era natural de Soares, distrito de Brumadinho.
            Estudou até o 2° ano primário da Escola Municipal da Sede, tendo como professora Dona Maria Elisa, umas das primeiras professoras de Brumadinho.
            Mudou-se para Belo Horizonte, para dar continuidade aos estudos, onde conclui o curso primário.
            Devido a revolução e 1930, voltou para Sorares.
            Casou-se em 22 de maio de 1933 com Geraldo da Silva Moreira e tornou-se mãe de 10(dez)
filhos, tendo 26 netos e 15 bisnetos.
            Sabendo da necessidade de uma escola na comunidade, Dona Manoela e Sr. Geraldo não mediram esforços e construíram uma escola de pau a pique com cobertura de sapé, para que as crianças não ficassem sem aprender, antes disto ela já lecionava debaixo das árvores e conqueiros da região.
            No ano de 1945, esta escola tornou-se líder na comunidade em termos de educação e religião pois era também uma pessoa muito religiosa. Gostava muito de ler, expandindo assim seus conhecimentos culturais.
            Ajudou muitas pessoas da comunidade com alimentação, vestuário e assistência social.
            Mesmo depois que mudou-se para Brumadinho, continuou mantendo seus contatos com pessoas de Soares que sempre iam visitá-la e ficou muito conhecida pelos alunos da E.E.”Paulina Aluotto Ferreira” que gostavam muito de bater um papo e comer uma quitanda por ela preparada.
Achavam pitoresco o lugar onde morava. É difícil encontrar um aluno daquela época que não a conheceu.

            Faleceu em 02 de setembro de 1994 ao 78 anos de idade, deixando saudades e reconhecimento pelo profícuo trabalho e exemplo de vida.













MONITOR DE INFORMÁTICA (FRANCIÊNIO FERNANDO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário