quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO HERMENEGILDO PAIVA (MARINHOS)


Histórico da Escola Municipal Antônio Hermenegildo Paiva

A Escola Municipal “Antônio Hermenegildo Paiva” foi fundada em 1955 como Escola Rural e tinha na época as professoras: Zélia de Lourdes e Conceição das Graças Gomes, que lecionavam em um prédio que pertencia a Prefeitura e a Srª. Edelweiss Pezzini era Inspetora Escolar.

Em 1962, a Escola Rural passa a ser denominada como Escola Combinada de Marinhos, através de decreto estadual. Em 1965, a Srª. Miltes Gonçalves Maia assume a coordenação da escola que já ministrava da 1ª à 4ª séries do Ensino Fundamental. As cantineiras eram pagas pela prefeitura numa parceria com o Estado. Havia uma pequena cozinha onde eram preparados os alimentos.

Em 24 de abril de 1968, o Sr. Antônio Hermenegildo Paiva, morador do povoado de Marinhos, fez a doação do terreno de 720 m2 para a construção e funcionamento da escola. O prédio foi construído pela Prefeitura Municipal na administração do Prefeito Abelardo Duarte Passos.

A Escola Municipal Antônio Hermenegildo Paiva está inserida no povoado de Marinhos, distrito de São José do Paraopeba, município de Brumadinho. Marinhos também fica próximo ao povoado de Sapé onde existe o quilombo.

O povoado contém a arquitetura, em ruínas, da Estação Ferroviária, construída no ano de 1919, ano que marca a esperança por oportunidades no desenvolvimento tecnológico e o progresso.

A E. M. de Marinhos foi municipalizada em 1998 e recebeu o nome de “Antônio Hermenegildo Paiva” em homenagem ao filho de Marinhos, doador do terreno para a construção da escola. A escola ministra o ensino da Pré-escola à 4ª série do Ensino Fundamental. Está inteiramente ampliada e reformada desenvolvendo projetos interligados com a Secretaria Municipal de Cultura. Recebeu a visita da ministra da Cultura que veio de Brasília conhecer o quilombo de Sapé onde residiam famílias originadas de escravos e um grande acervo da época da escravidão.


Biografia Antônio Hermenegildo Paiva

Cidadão brumadinense, nascido aos 13 dias de fevereiro de 1889, no Sito Pau Grande em Sapé. Filho do Sr. João Rodrigues e Dona Felicíssima, ele natural de Porto Alegre e ela de Sapé. Iniciou sua vida trabalhando na lavoura e negociando gado leiteiro e de corte.
Família exemplar, muito unida e querida por todos. Sua casa era cheia de filhos, netos, bisnetos e amigos de toda parte. “Tonho”, como era conhecido, acolhia em sua casa todos que passavam pelo Vale do Paraopeba. Sempre muito religioso, caridoso, bom conselheiro e amigo, não media esforços para ajudar a  quem quer que fosse.
Doou terreno e material para a construção da primeira Escola na Comunidade de Marinhos por volta de 1946, um salão. Com ao aumento do número de alunos, mais tarde doou outro terreno, onde está situada a atual Escola Municipal de Marinhos, criada em 30 de maio de 1968, como Escola Estadual de Marinhos. Também doou terrenos para as construções da igreja e do campo de futebol.
Por volta de 1967 ficou cego, mas sempre alegre, corajoso e dando bons conselhos, coisa que sempre gostou de fazer.
Faleceu aos 85 anos, em 19 de novembro de 1974, jaz em São José do Paraopeba. Foi grande benfeitor, deixou grande saudade. Sua memória jamais será esquecida.


A importância da Informática na Escola

O Laboratório de Informática da Escola Municipal Professora Yolandina de Melo Silva e Escola Municipal Antônio Hermenegildo Paiva foram inaugurados juntos no mês de dezembro de 2012.

Qual é o objetivo de um Laboratório de Informática na Escola?
Como todos nós sabemos a maioria dos alunos da zona rural não tem acesso a um computador e internet. Então com esse propósito foram implantados os laboratórios de informática nas escolas municipais para que todos tivesse o livre acesso. A função minha como monitor de informática das escolas de São José e Marinhos eu trabalho com os alunos do Maternal III ao 3° Ano os jogos educacionais como por exemplo: G Compris, Senninha, Quebra cabeça e etc.. com os alunos do 2° e 3° ano treino a digitação com alguns textos pequenos. Já as turmas do 4° ano e 5° ano trabalho o curso básico de informática Linux, com o acesso a internet e também jogos educacionais. Assim ajudamos os alunos a ter o livre acesso e uma grande melhora também dentro da sala de aula.












MONITOR DE INFORMÁTICA (VITOR DAMIÃO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário