terça-feira, 18 de novembro de 2014

PROJETO JORNAL NA ESCOLA - FALTA DE ÁGUA - INFORMÁTICA EDUCATIVA





PROJETO JORNAL NA ESCOLA

"A informática contribuindo com o enriquecimento do processo educacional"

Informática Educativa

JUSTIFICATIVA

 

A tecnologia vem conquistando muita influência na sociedade através dos seus vários instrumentos de mídias, ela é responsável pelo grande volume de informações que são lançadas pelo mundo a todo instante. Hoje existem muitas formas de comunicação, de expor ideias e experiências, as mais antigas como o jornal, trabalham junto com as novidades tecnológicas, como os blogs.

Na nova escola, agora informatizada, é preciso diversificar a forma de ensinar, utilizando as novas mídias como ferramentas que auxiliam na aprendizagem do aluno e contribuem com a inclusão digital. A acessibilidade proporcionada pela internet permite que os alunos busquem novas informações, pesquisem e publiquem suas descobertas, expondo novas ideias e expressando sua opinião, assim usando o computador como recurso pedagógico que auxilia na produção do conhecimento. 

Expor os trabalhos dos alunos é uma forma de motiva-lo a produzir, porque ele sente que sua produção será valorizada. O projeto do Jornal na Escola visa envolver os alunos em pesquisas e entrevistas para coleta de informações, pretende criar um ambiente na sala informatizada em que eles se sintam produtores do jornal, editores, redatores, ou seja, verdadeiros jornalistas.
A participação do aluno na produção do jornal além de desenvolver a habilidade no uso da informática, também pretende motivar o aluno a: pesquisar, ler, interpretar, sugerir, criticar, escrever, produzir e corrigir. E assim almejar bons resultados no processo de ensino aprendizagem dos aluno.

 

O projeto Jornal na Escola é um trabalho interdisciplinar, que visa abordar temas transversais e divulgar as atividades pedagógicas realizadas na escola, envolvendo os alunos  na produção do jornal, a fim de desenvolver suas habilidades com as ferramentas da informática e em  diferentes áreas do conhecimento, assim contribuindo para o enriquecimento do processo educacional, tendo como resultado a produção do jornal impresso e a publicação virtual no blog da escola.

OBJETIVOS

Objetivo Geral: 

Primeiramente ministrar um curso de básico de informática para os alunos do 4º ao 5º ano como mostra a tabela abaixo nas (páginas 10 e 11).

Produzir o jornal na escola durante o curso de Writer (editor de textos), aplicando os conhecimentos de informática de forma interdisciplinar, abordando temas transversais e publicando as atividades pedagógicas desenvolvidas pela escola, a fim de desenvolver as habilidades do aluno e contribuindo para o enriquecimento do processo educacional.


Objetivos Específicos:
- Utilizar a informática na educação de forma interdisciplinar.

- Desenvolver a habilidade com as ferramentas de produtividade do computador.

- Utilizar o editor de texto para a escrever, editar e fazer a correção.

- Aprender a explorar a internet para a pesquisa e a publicação. 

- Utilizar diferentes tecnologias e mídias para registrar imagens e vídeos. 

- Estimular a produção textual e a prática de leitura.

- Adquirir maior facilidade para escrever e expressar-se.

- Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica do aluno.

- Despertar a criatividade, a produção artística e cultural.

- Publicar os trabalhos pedagógicos realizados na escola.

- Abordando temas transversais.

- Viabilizar o jornal como recurso didático para todas as disciplinas curriculares.

 
PÚBLICO ALVO

O projeto irá envolver todos os alunos da escola, do 4º ano ao 5º ano.


METODOLOGIA

Será apresentado para os alunos vários tipos de jornais para que eles explorem a estrutura das matérias e apresentação das páginas.

A primeira etapa da produção do jornal na escola é definir os temas transversais que serão abordados e distribuir  um tema para cada turma. Em seguida os alunos irão pesquisar os temas em livros, jornais e na internet. O próximo passo são as entrevistas para coleta de dados e o registro de imagens e vídeos. Logo após no laboratório de informática começa a digitação, correção e formatação dos textos. Por fim as matérias serão publicados no blog e irão para a impressão do jornal. Os jornais impressos serão lidos e trabalhados em sala de aula.

 
AÇÕES

- Apresentar diferentes tipos de jornais.
- Estudo de campo, conhecer a produção de um jornal local.

- Reunião com os alunos para definir o conteúdo do jornal.

- Definição das colunas e matérias que serão publicadas.

- Dividir um tema para cada turma.

- Coleta de dados para a produção das matérias.

- Adquirir informações através de visitas, pesquisa e entrevista.
- Registrar imagens e vídeos.

- Pesquisar na internet.

- Escrever as reportagens, digitação e formatação do texto.

- Revisão e edição das matérias.

- Publicação da edição impressa.

- Publicação da matéria no blog.

- Distribuição das edições.

 

RESULTADOS ESPERADOS

Produção e publicação de uma edição de jornal na escola, contendo matérias sobre as atividades pedagógicas realizadas na escola, abordando temas transversais.




PROJETO FALTA DE ÁGUA

 ESCOLAS MUNICIPAIS EM BRUMADINHO INFORMÁTICA EDUCATIVA
 CONSTRUÇÃO DO JORNAL NA ESCOLA


PROJETO ÁGUA: A IMPORTÂNCIA PARA NOSSAS VIDAS

1 – Apresentação:

Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.

2 – Justificativa:

o trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

3 – Objetivos gerais:
 
Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam: 
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social; 
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço; 
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica; 
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; 
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc. 
O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais, procedimentais e atitudinais.


4 – Problematização:
 
através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.

5 – Etapas Previstas: 

1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar alguma história associada ao tema; 
2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelas crianças, pesquisados em casa, e análise dos mesmos; 
3ª Etapa: cada aluno poderá confeccionar um livro com figuras e produções de texto individuais; 
4ª Etapa: utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar; 
5ª Etapa: discussão de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão os diálogos, a fim de que esta seja apresentada para outras turmas; 
6ª Etapa: trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma; 
7ª Etapa: visita a uma estação de tratamento de água e discussões sobre a realidade da poluição dos rios; 
8ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.

6 – Recursos didáticos:

são todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas, etc.

7 – Avaliação:

deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.

8 – Conclusão:

Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.

9 – Bibliografia: 

- Dia-a-dia do Professor, vol. 2 – Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto, 
- Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde, 
- Projetos Pedagógicos 3º Milênio – Miriam Cristina Cazante de Carvalho.





 
  


 

 

  

 
 
 















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